Corporations

Criamos este conteúdo para te ajudar a entender quando citamos uma companhia que faz parte de um grupo ou um conglomerado. Existem diversas razões para companhias de cruzeiros se juntarem em grandes blocos, visando a expansão rápida e domínio do mercado. Ainda, é também comum que companhias sejam divididas entre duas ou mais companhias menores porém ainda façam parte do mesmo mercado global.

No cenário atual do mercado, temos três blocos que juntos dominam cerca de 85% do mercado de cruzeiros, sendo um deles responsável por mais da metade do lucro global. Isto deixa pouco espaço para companhias novas se estabelecerem e pouca margem de lucro para companhias pequenas explorarem novos mercados sem gastar muito dinheiro. Ainda, gostamos de lembrar que a maior parte das companhias de cruzeiros existentes atualmente são companhias de capital aberto, ou seja, qualquer pessoa ou companhia pode adquirir ações, até se tornar um sócio majoritário da mesma.

Quando empresas fazem parte de um mesmo grupo, existem benefícios e algumas desvantagem para seus tripulantes. Um dos benefícios mais abrangentes é o processo seletivo integrado, onde um candidato pode utilizar o mesmo site ou ferramenta para aplicar para várias companhias de um mesmo grupo. Outro benefício é que algumas empresas permitem que seus tripulantes apliquem ou sejam transferidos entre companhias de um mesmo bloco. A desvantagem que muitos tripulantes enfrentam no entanto, é ser relacionado a uma empresa e ser impedido de mudar para outra justamente por já fazer parte de uma companhia daquele bloco. Ainda, em casos de demissões ou rescisões de contrato – quando o tripulante pede sign off antes do término do contrato – se torna impossível aplicar para uma companhia do mesmo grupo.

Vamos conhecer os três grupos que dominam o mercado? Confira abaixo:

CARNIVAL CORPORATION

  • Carnival Cruise Line (22%)
  • Holland America Line (3.2%)
  • Princess Cruises (6.4%)
  • Seabourn (0.2%)
  • AIDA (4.6%)
  • Costa Crociere (6%)
  • P&O (2.4%)
  • P&O Australia (1.9%)
  • Cunard Line (0.7%)

=
47.2%

ROYAL CARIBBEAN CRUISES

  • Royal Caribbean International (19.2%)
  • Celebrity Cruises (3.5%)
  • Azamara Cruises (0.3%)
  • Pullmantur (1.4%)
  • TUI Cruises (2%)
  • Marella Cruises (0.4%)
  • Hapag-Lloyd (0.3%)
  • International Expeditions (0%)
  • Zegrahm Expeditions (0%)

=
27.1%

GENTING HOLDINGS

  • Dream Cruises (1%)
  • Star Cruises (0.9%)
  • Crystal Cruises (2.3%)
  • Norwegian Cruise Line (8.7%)
  • Oceania Cruises (0.5%)
  • Regent Seven Seas (0.3%)

=
13.6%

What about the rest?

All other companies are privately held, turning out to be less common to hear about them. Still, they all have their own markets because otherwise they wouldn’t be able to survive. We will make two honorable mentions for the two biggest privately held companies that exist: MSC Cruises and Disney Cruise Line.

MSC Cruises is the biggest cruise company on Europe and also the biggest private company of the world, with a 7.2% presence on the global market. It is to expect that they will grow as the expansion towards the American and Asian market will happen around 2019 on wards.

The prize awarded Disney Cruise Line stays a little behind with only 2.3% of the market, and as their cruises are a little bit pricey when compared to major family oriented cruise companies, there’s not much space to grow. Instead, they focus on innovation and the brand experience. It is expected that with some renovations and the recent announcement of new ships on development, the company shall then rise it’s numbers.

All other companies, famous or not, represent less than 1% each on the cruise ship market. These numbers of course only sums Cruise Ship companies, excluding River, Ferry and Yacht cruising.