Tutorial de como preencher o DS160

(para tripulantes de cruzeiros ou comissários de vôo)


Olá, criamos este tutorial para lhe ajudar a preencher corretamente o formulário DS-160, necessário para se tirar o visto C1/D e se tornar oficialmente um tripulante em navios de cruzeiro. O visto é válido por cinco anos e não precisa ser renovado entre uma embarcação e outra, ou mesmo se você mudar de companhia. Vale a pena lembrar que este visto é necessário para navios que atraquem nos Estados Unidos, se o seu navio não fará rotas com destinos americanos, você não precisa tirar o visto.

Nota: Algumas informações pessoais foram omitidas neste tutorial.

Vamos  começar? Acesse o site para começar o preenchimento:
https://ceac.state.gov/GenNIV/Default.aspx


Esta é a página inicial onde começaremos a preencher o formulário. Antes de começar, tenha em mãos o número do seu CPF, o número do seu passaporte e informações da sua companhia e /ou agência.

Caso não esteja confiante no seu inglês ou caso tenha dúvidas em alguma questão, o próprio site oferece traduções para a maior parte das questões, basta selecionar PORTUGUESE no menu no topo do site.

 

A primeira informação que você deve selecionar é a cidade onde gostaria de realizar o seu visto. É um menu scroll-down, por isto selecione uma das opções dentro do Brasil. As opções de cidade são: Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em seguida, preencha o código captcha exatamente como descrito na imagem. Se você digitar errado uma mensagem de erro aparecerá. Você ainda pode escolher para atualizar a imagem ou mesmo ouvir as letras.

DS160 - Preenchimento
DS160 - Selecione sua cidade
DS160 - Preencha o Captcha

Nesta página você terá um número serial que servirá como seu Applicant ID, pois caso tenha que voltar no formulário para alterar algum dado este número representa o seus dados. Anote-o em algum lugar caso tenha algum problema.

Exemplo:
Your application id is: AA007AQPD0

 

Ainda na mesma página, selecione uma das perguntas para usar como segredo na hora de retornar ao formulário. As duas primeiras por exemplo são para escrever o nome do seu avô ou avó. Este não é um dado importante, por isso dentre diversas perguntas escolha a que você irá se lembrar com certeza.

 

Quando acabar, basta clicar continue para prosseguir.

DS160 - Pergunta secreta

Escreva suas informações pessoais exatamente como consta em seu passaporte. Se você alterou seu nome como por exemplo devido à casamentos e divórcios, preencha como consta no documento e não como está atualmente.

Surname: Seu último nome.
Given Name: Seu primeiro nome.
Full name: Seu nome completo.

A primeira questão é uma pergunta caso você já tenha alterado seu nome alguma vez em casos religiosos, casamentos e divórcios. Caso nunca tenha alterado seu nome, selecione No (não). Caso já tenha alterado, selecione Yes (Sim) e um novo campo irá surgir para você escrever seu nome antigo.

A segunda pergunta é referente para países que utilizam letras diferentes das que conhecemos, por isto selecione No (Não).

Sex (Sexo)
Male (homem)
Female (mulher)

Marital Status (Estado civil)
Single (Solteiro/a)
Divorced (Divorciado/a)
Married (Casado/a)

Selecione a data e local do seu nascimento:
DIA / MÊS / ANO
Cidade
Estado
País

 

Ao acabar, confira seus dados e selecione Next para prosseguir. Caso queira parar em qualquer momento, selecione Save para salvar o seu formulário e continuar posteriormente utilizando o seu ID e pergunta secreta.

DS160 - Informações pessoais

Dando prosseguimento aos seus dados pessoais, selecione aqui a sua nacionalidade (Brazil).

A primeira pergunta é em complemento com a sua nacionalidade, caso você possua outra nacionalidade além da brasileira, selecione Yes e outro campo irá surgir para você escolher um país. Caso não possua, selecione No e continue o formulário.

A segunda pergunta complementa a anterior, desta vez caso você resida em um país diferente do Brasil, selecione se Sim ou Não.

National Identifcation Number:
Número do seu CPF, sem utilizar pontos ou traços.

A menos que você possua cidadania americana, selecione “Does not apply” nos subsequentes campos. O primeiro seria o seu número de identificação americano e o segundo o número da sua contribuição do imposto de renda.

DS160 - Informações pessoais 2

Chegou a hora de preencher o seu endereço completo:

Street Address 1: Endereço completo
Street Address 2: Complemento, como exemplo, seu bairro.
City: Cidade
State: Estado
Postal Code: CEP
Country: Brazil

Mailing Address:
Este é o seu endereço alternativo caso queira que o seu passporte (após conseguir o visto) seja enviado para outro lugar que não seja a sua residência. Caso queira receber em seu endereço, selecione Yes (Sim). Caso queira inserir um novo endereço, selecione No e preencha com um novo endereço.

Phone:
Primary Phone Number: Seu número de telefone.
Secundary Phone Number: Seu número de telefone alternativo.
Work Phone Number: Seu número de telefone do trabalho.

Email Address:
Seu email para contato. É através deste email que você vai receber notificações como por exemplo se o seu passaporte já foi enviado pelos correios ou se não pode ser entregue em seu endereço por qualquer motivo.

 

Ao concluir esta etapa, confira seus dados e selecione Next para prosseguir.

DS160 - Informações pessoais 3

Insira os dados do seu passaporte nesta parte.
Para começar, escolha REGULAR.

Em seguida preencha com o número do seu passaporte. Completo, como consta no documento. Exemplo: FB455567

Passport Book Number:
Selecione Does Not Apply

Country that issue the document:
Brazil
Observação: Caso você tenha re-feito seu passaporte em outro país após ter o antigo furtado, selecione o país em que o mesmo foi emitido.

Where was the Passport issued?
City: Cidade
State: Estado
Country: Brazil

Issue date:
Data em que o passaporte foi emitido.

Expiration Date:
Data em que o seu passaporte expira.

A pergunta final desta página se refere caso você já tenha sido roubado(a) ou perdido algum passaporte. Caso selecione Yes, um novo campo surgirá para você preencher o número antigo. Caso este não seja o seu caso, selecione No e dê seguida no formulário selecionando Next: Travel.

DS160 - Passaporte

>> ATENÇÃO REDOBRADA NESTA PARTE <<

Purpose of Trip to the U.S.:
Aqui você precisa selecionar uma das opções que enquadrem o visto que você precisa. O grande erro das pessoas é selecionar o visto para CREWMEMBER (D). Se você selecionar este visto ele será NEGADO NO CONSULADO e você perderá tempo e o dinheiro que pagou pelo formulário.

Selecione a opção ALIEN IN TRANSIT (C), e então um novo campo surgirá dando complemento. Selecione neste campo a opção CREWMEMBER IN TRANSIT (C1/D) e dê prosseguimento no questionário.

DS-160 - Tipo de Visto
DS-160 - Visto C1
DS-160 - Visto C1

Agora em que você selecionou a opção correta para conseguir o visto C1/D, damos prosseguimento ao formulário:

Have you made specific travel plans?
No.

Intended Date of Arrival:
Data do seu embarque (estimado caso não tenha confirmado).

Intended Lengh of Stay in U.S.?
6 Months

Person / Entity paying for your Trip
Você pode selecionar você mesmo, um amigo, familiar ou até mesmo a sua companhia. No caso deste exemplo, selecionei COMPANY.

Você então deverá preencher com os dados da companhia que está te recrutando e vai arcar com os custos de viagem. Você pode pegar o endereço da sua companhia através do Google ou dos documentos recebidos após a fase de seleção como por exemplo a LoE – Letter of Employment.

Caso seja você que esteja arcando com os custos da passagem até o navio, ao selecionar você mesmo este campo desaparecerá.

Observação: O site do #SHIPLIFE faz cotação de passagens sem custos adicionais para tripulantes, basta entrar em contato.

Caso você marque um familiar ou amigo, o campo deverá ser preenchido com os dados da pessoa arcando com a passagem.

Confira novamente seus dados e selecione Next para prosseguir.

DS-160 -  Travel Info

Chegamos na metade do formulário, e nem foi tão difícil assim né? Nesta página, você deverá responder No (Não) na pergunta, pois vai viajar aos Estados Unidos sozinho.

Esta pergunta é voltada para aqueles que viajam com a família e estão aplicando para outro tipo de visto, o que não é o nosso caso!

Persons Traveling with you:
No

 

Dê prosseguimento ao formulário clicando em Next.

DS-160 - Travel Companion

Previous U.S. Travel Information

Have you ever been to the U.S.?
Sem mistério, se você já viajou alguma vez para os Estados Unidos, marque que sim, mesmo que tenha sido quando você tinha apenas alguns anos de idade. O formulário vai então pedir uma data (aproximada caso não tenha certeza), destino e propósito.

Have you ever been issued a U.S. Visa?
Se você já possuiu outro visto para os Estados Unidos, como por exemplo o de estudantes (J), ou mesmo o visto de turista (B1/B2), marque que sim nesta opção.

Have you ever been refused a U.S. Visa?
Se você já teve o seu visto (de turista negado por exemplo), deve marcar esta que Sim.

Have you ever filed an immigrant petition?
No (Não).

Vamos para a próxima página clicando em Next.

DS-160 - Previous Travel

Family Information: Relatives

Chegou a hora de preencher com alguns dados básicos sobre o seu pai e mãe. Você só vai precisar dos nomes completos e da data de nascimento de cada um.

Father’s Full name:
Surname: Sobrenome
Given Name: Nome
Date of Birth: Data de nascimento
Is your father in the U.S.: No.

Mother’s Full name:
Surname: Sobrenome
Given Name: Nome
Date of Birth: Data de nascimento
Is your mother in the U.S.: No.

Do you have any immediate relative, not including parents in the United States?
No.

Do you have any other relatives in the United States?
No.

 

Confira como sempre as informações e clique em Next: Education/Training para prosseguir.

DS-160 - Relatives

Nesta parte do formulário você deve preencher o seu trabalho atual, ou caso não trabalhe, seu último emprego. Caso ainda esteja na faculdade ou fazendo cursos, preencha com os dados da mesma.

Primary Occupation:
Aqui você deve selecionar o que faz da vida. Caso o seu campo não esteja presente na lista, selecione OTHER e complemente o campo a seguir com o título da sua posição, por exemplo: Tour Guide.

Present Employer or School Name:
Nome do empregador ou da escola.

Em seguida, preencha com as informações da empresa ou da faculdade/curso em que você está matriculado.

Street Address 1: Endereço
Street Address 2: Complemento do Endereço
City: Cidade
State: Estado
Postal/ZIP: CEP
Phone Number: Número do telefone, incluíndo códigos de área.
Country: Brazil

Monthly income in local currency:
O quanto você ganha por mês em reais.
Selecione Does not Apply caso não trabalhe.

Briefly describe your duties:
Descreva brevemente o que você faz no trabalho ou campo de estudo, por exemplo: “I work planning vacations” ou “I study medicine in the biggest private school in Brazil”.

Clique em Next para prosseguir.

DS-160 - Work/Education

Previous Work/Education/Training Infomation

Were you previously employed?
Marque Sim caso já tenha trabalhado em algum lugar, mesmo que temporariamente. Um novo campo surgirá para você preencher com os dados do seu empregador.

Have you attended any educations institutions at a secundary level or above?
Selecione Sim caso tenha terminado o Ensino Médio, possua ou esteja frequentando curso técnico ou esteja na faculdade. Um novo campo surgirá para você preencher com dados da sua escola/curso/faculdade.

DS-160 - Study

Additional Infomation

Do you belong to a clan or a tribe?
Marque Sim caso pertença à alguma tribo indígena.

Provide a list of languages you speak:
Preencha com todos os idiomas que você fale, escolhendo Add Another para adicionar um novo idioma seguido do outro. Não se esqueça de adicionar o PORTUGUESE.

Have you traveled to any countries within the last five years?
Selecione todos os países em que você esteve nos últimos cinco anos. Caso não tenha saído do Brasil, não precisa selecionar nada além de No (Não).

Have you belonged to, worked in a charitable organization?
Selecione que sim caso já tenha trabalhado em alguma organização filantrópica.

Do you have specialized skills or training in firearms, explosives, nuclear and chemicals experience?
A menos que você possua treinamento militar ou trabalhe com explosivos, selecione que Não.

Have you served in the military?
Selecione se já serviu ou não às Forças Armadas.

Have you ever served in […] insurgent organization?
No.

 

Quando revisar suas informações, selecione Next para prosseguir.

DS-160 - Additional Information

As próximas cinco páginas são referentes ao Security e Background Check e todas devem ser selecionadas como No (Não). Resume-se em perguntas sobre antecedentes criminais, prostituição e terrorismo.

DS-160 - Security 1
DS-160 - Security 2
DS-160 - Security 3
DS-160 - Security 4
DS-160 - Security 5

Crew Visa Information

Chegamos na parte final do formulário, onde você deverá preencher com o seu cargo à bordo, nome da companhia para qual irá trabalhar e o telefone da companhia. Para descobrir o telefone da companhia, utilize o Google ou revise os documentos enviados pela empresa.

Did you acquire your position using a recruiting/manning/crewing agency?
Responda se sim ou não caso tenha conseguido o trabalho através de uma agência de empregos. Caso tenha, preencha com os dados da sua agência. Você pode encontrar os dados da sua agência no site da mesma ou mesmo na documentação recebida. Caso não tenha aplicado através de uma agência ou caso a sua agência não esteja localizada no Brasil, selecione No e os campos irão desaparecer.

Are you serving aboard a seagoing ship or vessel?
Yes

Seagoing Ship/Vessel Name:
Nome do seu navio

Seagoing Ship/Vessel Identification Number:
Número IMO do seu navio. Para descobrir o número do seu navio, pesquise no Google ou no MarineTraffic.

Selecione Next uma última vez para revisar todos os seus dados e concluir o formulário.

DS-160 - Crewmember Information

Review, Sign and Submit

Revise com calma todos os seus dados preenchidos no formulário DS-160. Note que o campo de foto se encontra fechado pois a mesma será retirada no dia em que você comparecer no CASV – Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto.

Na página final, você deverá selecionar sua última pergunta como No. Você não utilizou nenhuma pessoa para preencher este formulário (o site do #SHIPLIFE não conta!)

E-Signature:
Escreva o número do seu passaporte e preencha o outro campo com o captcha na imagem, igual quando fez no início do formulário.

Ao clicar em Sign and Submit Application o seu formulário DS-160 será enviado com as suas informações e você deverá então seguir com o processo pagando a taxa do visto e agendando a sua visita ao CASV e ao consulado americano.

DS-160 - Review
DS-160 - Sign and Submit

Se você está feliz por ter achado este tutorial em nosso site e ele lhe foi útil, não deixe de curtir também a nossa página no Facebook para ficar por dentro de novidades, vagas e outros recursos que só o #SHIPLIFE te dá.