EXAMES MÉDICOS & VACINAS

Aqui listamos todos os exames médicos pedidos pelas empresas, vacinas e também as melhores dicas para a realização dos mesmos.
Faltou alguma coisa? Envie pra gente pelo nosso email,
entre em contato!


EXAME DE SANGUE:

É o principal exame feito por todas as companhias. É através dele que a companhia tem certeza de que não há nada de irregular com o novo tripulante.

PRECAUÇÕES: É necessário fazer um jejum de 12 horas antes da coleta. Evite bebidas alcóolicas e alimentos gordurosos antes de iniciar o jejum. É possível ser reprovado no exame caso seja detectado algumas doenças: Hepatite, HIV, etc.

AUDIOMETRIA:

A audiometria é um exame que avalia a audição das pessoas. Quando detecta qualquer anormalidade auditiva permite medir o seu grau e tipo de alteração, assim como orienta as medidas preventivas ou curativas a serem tomadas, evitando assim o agravamento.

PRECAUÇÕES: Basta estar com os ouvidos e condutos auditivos limpos e fazer repouso auditivo evitando-se sons muito altos e uso de fones de ouvido por período prolongado.

Exame de vista:

Se você usa óculos ou lentes corretivas é obrigatório enviar a receita dos óculos e/ou o laudo do oftalmologista, caso tenha algum problema de visão progressivo ou recorrente (exemplo: glaucoma, retinopatia diabética, etc.)

PRECAUÇÕES: Se você nunca precisou fazer exames oftamológicos, é uma boa pedida para saber se está tudo certo com seus olhos.

ANTI-DOPING:

Através da coleta de urina, é possível identificar usuários de Maconha, Heroína, Cocaína, Ópio, Anfetamina e Ácidos, dentre outras substâncias ilícitas.

PRECAUÇÕES: Se você faz o uso de qualquer droga, muito provavelmente será reprovado neste exame pois muitas substâncias demoram de semanas, meses e até anos para completamente serem eliminadas pelo corpo.

Raio X:

Uma placa do tórax pode revelar problemas pulmonares, de coluna e coração.

PRECAUÇÕES: A máquina de raio X é inofensiva para a maioria das pessoas, apenas é de comum acordo que deve-se evitar exames em grávidas.

Citologia Ancótica:

Este é um exame ginecológico (preventivo/papanicolau), por este motivo deverá ser feito com seu médico particular (por se tratar de um exame mais íntimo e específico).

PRECAUÇÕES: Somente são aceitos exames atuais e com prazo de validade em até 12 meses antes de sua data de embarque!!



Confira nesta tabela abaixo, uma pequena comparação dentre os dois principais serviços médicos do Brasil e quais as companhias que requisitam os mesmos.


(*) Algumas companhias de cruzeiro permitem que os exames sejam feitos em qualquer lugar, não necessitando ser de uma empresa específica. Isso é um grande alívio para quem já tem, paga seu próprio plano de saúde ou está acostumado com a comodidade dos serviços grátis do SUS. A única exigência neste caso é que o relatório geral seja assinado e traduzido por um médico clínico geral e/ou por uma tradução juramentada.

Este é o caso da companhia Norwegian Cruise Line e suas subsidiárias Regent Seven Seas e Oceania Cruises.

Pergunte ao seu recrutador se isto é possível antes de contratar os serviços das empresas médicas acima, e economize algum dinheiro.

VACINAS

As empresas solicitam que você tome vacinas nos postos de saúde ou centros de vacinação. Algumas são de graça, outras são pagas, o que varia de cidade para cidade. Recomendamos que você tome as vacinas antes mesmo de começar o processo seletivo, pois pode ser que você não as encontre perto do seu local de residência.

Opcionalmente você também pode tomar as vacinas contra o HPV, Gripe e Hepatite A/B para manter seu corpo protegido.

TRÍPLICE VIRAL (MMR)
Cachumba
Sarampo
Rubéola
Dupla DT
Difteria
Tétano
Febre Amarela
SOMENTE DOSE INTEGRAL
E COM CARTEIRA DA ANVISA
Catapora (VARICELLA)
OBRIGATÓRIA SOMENTE PARA AS COMPANHIAS DO GRUPO CARNIVAL, EM DUAS DOSES.

ATENÇÃO !!!

Para se conseguir o certificado internacional da ANVISA, é necessário tomar a dose integral da vacina. A dose fracionada da vacina de Febre Amarela não é válida!!

Se você tiver dificuldades, basta apresentar sua passagem aérea ou Letter of Employment (LOE) nos principais postos de saúde para garantir a dose integral.