Passaporte brasileiro:

O passaporte é o principal documento de todo viajante e também um dos pré-requisitos para se embarcar em qualquer companhia, mesmo que você vá fazer somente rotas nacionais. Todos os requerimentos e processos são feitos pela Polícia Federal e é necessário apresentar diversos documentos dentre originais e cópia dos mesmos para a obtenção do documento.

É necessário pagar uma taxa de serviço de R$ 257,25 para novos passaportes. E para aqueles que já possuem e precisam renovar, caso não se apresente o documento antigo é acrescido de uma taxa de multa.

Infelizmente nenhuma companhia ressarce o valor pago no passaporte, mas é um documento válido por dez anos e que com certeza vai ser muito útil por todo este período.


Requerimento de Passaporte

EMISSÃO DE PASSAPORTES

Clique para ser redirecionado para o site da Polícia Federal.

DICA PARA FUTUROS MARINHEIROS:

Faça o requerimento do seu passaporte (caso não possua) antes ou ao mesmo tempo em que começar o processo seletivo de uma companhia ou agência. Todos os anos centenas de pessoas deixam de embarcar pois não conseguiram o passaporte antes da data de embarque.


Visto C1/D:

Após a realização das entrevistas e da confirmação de embarque, a sua empresa te proverá um documento pois o visto só é emitido tendo uma carta da empresa provando que você necessita do visto. Nesta carta consta o nome da empresa, nome do navio e outras informações. Este documento se chama Letter of Employment (LOE).

O processo completo geralmente se dá em torno de apenas uma semana e após a ida no consulado você terá o visto aprovado em até cinco dias.

O pagamento de 160 dólares é ressarcido por todas as companhias mediante o comprovante do pagamento em até 10 dias a partir do primeiro dia já a bordo do navio, ou será acrescido no final do seu primeiro mês a bordo.

Clique aqui para conferir nosso tutorial de preenchimento do DS-160 para não errar durante o processo e ter que pagar por um novo formulário.

Requerimento de Passaporte

Formulário DS-160

Clique para ser redirecionado para o site da embaixada dos Estados Unidos.

DICA PARA FUTUROS MARINHEIROS:

Ao fazer o requerimento do visto C1/D, você pode aplicar para um visto de turista B1/B2 utilizando da mesma taxa de inscrição. Assim ao final do processo você obtém dois vistos pelo preço de um. Basta pedir o visto de Turista B1/B2 quando for na entrevista do consulado, que pode ser negado ou aprovado.

E não se esqueça de guardar os comprovantes de pagamento para apresentar no navio. A companhia irá devolver o dinheiro do visto! Alguns tripulantes se esquecem de cobrar da empresa no período permitido e ficam sem a restituição.


Visto Italiano

Em breve…
Em nota, a única companhia que pede este visto é a Costa Crociere.

Visto Australiano

O visto australiano é gratuito, composto por duas etapas e é somente requerido para tripulantes que irão embarcar na Austrália.

Para começar, você deve criar uma conta e se logar no site da ImmiAccount. Basta acessar o link abaixo:

http://www.border.gov.au/Trav/Visa/Immi

Você terá acesso ao portal com descrições do processo de emissão e também outras informações menos importantes.

VIsto Australiano - 1

Selecione “Maritime Crew Visa” para ter acesso ao tipo de visto que é requerido para os tripulantes de navios de cruzeiros.

Ainda nesta página, você pode ler um pouco mais sobre este tipo de visto e suas obrigações como tripulante.

VIsto Australiano - 2

Quando você chegar até a parte 2- Apply, haverá um link para aplicar para o visto online, é este que iremos preencher primeiro. Acesse o link:

Application for a Maritime Crew Visa

VIsto Australiano - 3

Você precisa preencher o formulário online com seus dados e números dos documentos. Ao terminar, você será redirecionado para a página onde poderá acompanhar a emissão do visto, imprimir o formulário e a Granted Visa Letter, que é o documento que você precisa ter em mãos ao viajar.

Este visto fica pronto na hora e você só precisa imprimir para apresentar para as entidades de controle de fronteira.

VIsto Australiano - 4

ETAPA 2 – TRANSIT VISA

Caso sua companhia vá te embarcar na Austrália, você precisará do visto de trânsito, que também é gratuito.

Vá até a aba search e procure por  “Transit Visa“. Você precisará preencher o formulário, imprimir, assinar, colar uma foto 3×4 e enviar em carta registrada para a embaixada do pais em Brasília. Caso more em Brasília, você pode deixar pessoalmente na dropbox da embaixada.

A embaixada vai analisar e enviar o visto (caso aprovado) por email. É necessário comprovar sua estadia no país mandando cópia da carta de emprego da companhia (LOE – Letter of Employment), cópia das passagens aéreas e também dados do hotel em que ficará hospedado.

Outros documentos incluem uma cópia colorida do passaporte e uma carta escrita pelo tripulante solicitando o visto e explicando a finalidade da sua não intenção de permanecer no pais.

Preparamos um .PDF para você baixar com as instruções de como preencher este segundo formulário. Para fazer o download basta clicar na imagem abaixo.

Australia-Transit-Visa