PHOTOGRAPHER


Sem sombra de dúvidas é a posição STAFF que mais trabalha dentro de qualquer navio de cruzeiro, com escalas de horário que podem chegar a até 12 horas por dia e espaços muito curtos de tempo para aproveitar os portos do itinerário. Mas é também uma das posições mais fáceis de se entrar e com alta demanda após desistências. Não é necessário por exemplo, ser um profissional do mercado, pois com conhecimentos básicos de composição e exposição além de um bom inglês já se preenche quase todos os requisitos do cargo.


Captain Night

PRÓS:

Além de fazer uma coisa única e viajar o mundo, você tem a chance de conhecer todo mundo no navio e tirar fotos especiais, em festas e em alguns shows.

Você vai:

  • Adquirir Experiência.
  • Desenvoltura de Vendas.
  • Trabalhar com o que gosta.
  • Trabalhar em equipe.

CONTRAS:

A carga horária é alta, entre 70 e 90 horas semanais) e o salário é baixo (entre 700 e 1.200 dólares).

Você vai:

  • Trabalhar cedo e dormir tarde.
  • Tirar 600+- fotos por dia, todos os dias.
  • Trabalhar em todas as gangways.
  • Usar fantasias de espuma no sol.
  • Ter que bater meta de fotos.

Fotógrafo Gangway
Backdrops Fotógrafo

Pode não ser tudo o que você esperava, mas a posição é um abre portas para muita gente que quer mudar de vida no Brasil e têm o conhecimento necessário. O ponto que mais afeta a decisão de ir ou não é a limitação do próprio cargo que se é obrigado muitas vezes à fazer coisas que não estão na descrição do contrato, como dançar, vestir-se com fantasias, cumprir meta de fotos tiradas por noite e também aquisição de equipamentos fotográficos.


As companhias podem exigir que você adquira uma câmera compatível com o sistema utilizado pela equipe, que em suma maioria são da Nikon, em modelos crop, como D90, D300s e a linha D7000. Neste caso o valor da câmera é descontado do seu primeiro e segundo salário.


SALÁRIOS:

Confira aqui uma relação de quanto é o salário apresentado no contrato em cada companhia, sem acrescentar comissões e eventuais gorjetas. Empresas não listadas na tabela atuam diretamente com a companhia ImageGroup.

ImageGroup

$700

POR MÊS

COSTA

$768

POR MÊS

Holland

$1.000

POR MÊS

NCL

$1.120

POR MÊS

Crystal

$1.200

POR MÊS

THE SHIP PHOTOGRAPHER

£ 900

POR MÊS
>> SALÁRIO NA IMAGEGROUP <<
Fotógrafos em primeiro contrato são classificados como “P1”, sendo promovidos para “P2” e eventualmente “P3”. A cada promoção, o salário base aumenta em 100 dólares.
>> SALÁRIO NA HOLLAND AMERICA <<
Fotógrafos são instruídos a levarem seus próprios equipamentos que constituem de uma câmera fotográfica, duas lentes, flash, baterias dos mesmos e também um notebook para editar as próprias fotos. Todo o salário é proveniente de vendas realizadas pela própria equipe.

PERGUNTAS FREQUENTES:

A entrevista presencial é somente para a terceirizada ImageGroup e você fará uma dinâmica em São Paulo, com simulações e apresentação de técnicas tanto como postura e vendas. Você será avaliado(a) o tempo todo e esta fase é também eliminatória. Basta seguir as instruções e continuar tentando completar os exercícios no seu próprio tempo, pois quem desiste ou falha é eliminado. É pedido aos candidatos que levem seus equipamentos, porém os mesmos não serão ativamente utilizados, apenas como instrumentação.

O conselho do #SHIPLIFE é:
Foque seu conhecimento em experiência com vendas, e também saiba como posar propriamente um casal na frente de um backdrop.

Vai depender da sua companhia contratante. Faça esta pergunta para seu entrevistador durante a fase de seleções. Para a terceirizada ImageGroup e a companhia Norwegian Cruise Line, é obrigatório a compra do modelo indicado pela empresa.
As companhias provêm as fantasias que você utilizará para tirar fotos nas gangways (quando o navio para nos portos), que vão desde Piratas, Toureiros, Índios e Guerreiros a até fantasias costuradas e pesadas como Papagaios, Burros, Alces e Golfinhos.
Sim, porém será um tempo muito mais limitado do que outras profissões, pois você atuará fotografando passageiros que saem dos navios nas primeiras horas, numa média de quatro horas por porto, sempre na saída e nunca na entrada. Como a tripulação deve estar de volta à bordo antes dos passageiros, isto acaba limitando e muito para quem deseja sair para conhecer e explorar, mas sim, após o expediente você terá um tempo considerável.
Não. Em todas as companhias existem outras profissões que efetuam gravações dentro e fora dos navios, os chamados Videographers e/ou Broadcast Technicians. O trabalho de fotógrafo se resume basicamente à tirar fotos e fazer a venda das mesmas.
Também não. Quem realiza edições (geralmente apenas em casos especiais e se forem requisitados retoques pelos passageiros) é o próprio Lab Technician, responsável pela impressão das mesmas. Caso ele/ela não saiba ou não tenha tempo disponível, você, sabendo realizar retoques e manipulações pode atuar um pouco com isto.
Não, infelizmente com todas as companhias é assinado um termo de restrição do uso de imagem, do qual você abdica do direito para a companhia contratante, tornando assim a prática ilegal.
O correto em inglês é portfolio, e em português adota-se o portfólio, com acento. Qualquer outra variação disto está completamente errado e deve ser corrigido. As empresas de cruzeiro procuram fotógrafos sociais, como de festas e casamentos. Mas isto não limita especialistas em outras áreas como shows, street e esportistas. O portfolio deve ser constituído com 10~20 fotos que sejam marcantes na vida do fotógrafo e que estejam bem feitas no quesito composicional e/ou edição. É também aconselhável possuir um site próprio e não utilizar serviços de galerias como Facebook, 500px ou Flickr.

Para começar, muitas vezes você terá que realizar duas ou três entrevistas, pois a primeira/segunda é feita com um recrutador geral e a segunda/terceira é com um especialista na área. As perguntas mais comuns são sobre composição, exposição e termos técnicos, além de algumas noções com o uso de equipamentos de estúdio. Não se preocupe, se você não se lembrar de algo, mas der e se fazer entender que sabe o que está falando, não terá problemas maiores. Aqui vão algumas perguntas para você trabalhar em cima:

– Tell me a little about yourself as a photographer:
– You have to choose between a prime, a wide-angle and a zoom to work with. What’s your choice and why?
– Do you ever shot anyone during a formal event?
– What’s the difference between P mode and A mode?
– You need to shoot a sunset picture but you have to lit the persons in the frame. How do you do that?
– You have three studio lights to take a picture, how do you position them?
– How’s your sales experience? How to keep up with your colleagues when you’re not making numbers as them?
– Do you have experience selling frames?
– When it’s recommended the use of flash?
– Do you know about point and shoot cameras if someone asks you for advice?


GALERIA DE FOTOS:


Se você tem fotos trabalhando nesta posição e quer ver ela disponibilizada aqui, mande pra gente em contato@shiplife.com.br e não se esqueça de informar a posição e também a companhia em que foi tirada.