YOUTH COUNSELOR
Também conhecida como YOUTH STAFF ou apenas ANIMAÇÃO INFANTIL, está dentre as profissões mais complicadas à serem exercidas à bordo dos navios de cruzeiro, apesar de ser uma das mais concorridas. Os salários iniciais são altos e o tempo livre é absurdamente alto quando comparado com outras posições. O ponto decisivo no processo seletivo é aptidão para cuidar de crianças, conhecimentos técnicos, certificações e claro, uma formação acadêmica na área ajuda, porém nem sempre é exigida.

PRÓS:
Em um ambiente de trabalho ativo, todos os dias são diferentes e situações engraçadas ocorrem com frequência.
Você vai:
CONTRAS:
Lidar com situações complicadas praticamente todos os dias, crianças com deficiência e também com vômitos, troca de fraldas e muita choradeira.
Você vai:


Muitos pensam que neste trabalho basta dar uma bola ou um videogame e deixar as crianças se divertirem sozinhas. Muito pelo contrário, a maioria das companhias de cruzeiros oferece um programa ATIVO, isto é, com pouco ou nenhum contato com jogos eletrônicos.
Ainda, vale a pena citar que em algumas companhias, é necessário trocar fraldas de crianças (Carnival), e em outras este contato é totalmente evitado (Disney).
Três habilidades que fazem diferença na hora do processo seletivo são à prática de esportes, conhecimento de técnicas circenses (malabares, pernas de pau, fazer balões de animais) e também facepaint, que é a pintura do rosto e pele com tintas especiais.
Cada empresa possui um modelo de programa diferente, porém com vários pontos semelhantes. Um exemplo disso é que YCs da Carnival precisam possuir menos de 1,70cm por que os mesmos se vestem em fantasias com limite de altura, coisa que não acontece na NCL, pois os YCs precisam levar as próprias fantasias e isso é obrigatório, vindo até a causar demissões. Outro exemplo que acontece somente na Disney, Youth Counselors possuem um programa mais passivo, com oferta de videogames abrangente, onde as crianças podem rotacionar dentre “estações” onde um ou dois tutores realizam uma atividade.
Na Royal Caribbean, é feito uma programação com jogos que vão estar sendo feitos no clube das crianças em tal horário e é distribuído em folhetos no primeiro dia do cruzeiro ou no ato da inscrição, tornando o trabalho enjoativo por ser repetido todos os cruzeiros. Já na NCL, apenas um tema é divulgado e cabe aos próprios Youth Counselors criarem seus jogos. Para isso, precisam memorizar manuais que são atualizados todos os anos com novas atividades. Um desses manuais está sendo traduzido e formatado pela equipe do site e será disponibilizado em breve.
Ser formado em Pedagogia, Pediatria ou Psicologia é um bônus, porém não é uma formação requerida pelas companhias. Ensino superior completo é obrigatório, em qualquer área. Outro curso obrigatório é o curso de Primeiros Socorros e Primeiros Socorros Pediátrico com Ressuscitação / AED. No Brasil, você pode realizar este treinamento através da Cruz Vermelha ou online pela empresa ICPRI.
SALÁRIOS:
Confira aqui uma relação de quanto é o salário apresentado no contrato em cada companhia, sem acrescentar comissões e eventuais gorjetas. Não possuímos informações das empresas não listadas na tabela.
MSC
$900
POR MÊSCOSTA
$900
POR MÊSPullmantur
$1.000
POR MÊSNCL
$1.500
POR MÊSCarnival
$1.600
POR MÊSAIDA
$1.700
POR MÊSP&O
$1.700
POR MÊSROYAL
$1.800
POR MÊSDISNEY
$1.800
POR MÊSAumento de salário na Norwegian Cruise Line:
Youth Counselors recebem uma bonificação no segundo, quarto e oitavo contratos, aumentando o salário para até 1.950 dólares por mês.SEASONAL YOUTH COUNSELOR – Trabalho temporário
Seasonals são Youth Counselors que desempenham as mesmas funções, porém são contratados por um período de até 12 semanas e recebem geralmente metade do salário normal. Estes tripulantes só embarcam nos meses de Novembro-Janeiro, Março-Abril e Maio-Julho.PERGUNTAS FREQUENTES:
- Pirate Night
- Dinosaurs
- Rumble in the Jungle
- Survivor
- Ocean Adventures / Officer Snook
- White Party / Glow Party
- Super Sports / Sports
- Superheroes
- Spy
- PJ / Pajama Night
- Hollywood
- Fairy Tales
- Circus
Para começar, muitas vezes você terá que realizar duas ou três entrevistas, pois a primeira/segunda é feita com um recrutador geral e a segunda/terceira é com um especialista ou supervisor do departamento. Não se preocupe, se você não se lembrar de algo, porém tente não enrolar nas respostas pois para esta posição é preciso bastante conhecimento. Aqui vão algumas perguntas para você trabalhar em cima:
– Tell me a little about yourself as a Counselor:
– Do you have any qualification to work with kids?
– How do you deal with a teenager with ADHD?
– What’s your favorite age group and why?
– What do you do if you encounter a children that’s crying? What if she doesn’t stop?
– How do you approach a parent to complain about a children behavior?
– Describe a Good situation to be around kids and a Bad situation.
– Do you have experience hosting parties, making balloon animals or with circus skills?
– Do you know how to facepaint? What do you have to care most?
– Tell me what’s your game plan for a 2 hour program filled with activities for kids between 10 and 12 years old.
– What’s the best practice when allowing kids to play videogames?
– Describe the operation of an AED device.
– What’s the best practice for dealing with kids with a bad mouth?
GALERIA DE FOTOS:
Se você tem fotos trabalhando nesta posição e quer ver ela disponibilizada aqui, mande pra gente em contato@shiplife.com.br e não se esqueça de informar a posição e também a companhia em que foi tirada.