YOUTH COUNSELOR


Também conhecida como YOUTH STAFF ou apenas ANIMAÇÃO INFANTIL, está dentre as profissões mais complicadas à serem exercidas à bordo dos navios de cruzeiro, apesar de ser uma das mais concorridas. Os salários iniciais são altos e o tempo livre é absurdamente alto quando comparado com outras posições. O ponto decisivo no processo seletivo é aptidão para cuidar de crianças, conhecimentos técnicos, certificações e claro, uma formação acadêmica na área ajuda, porém nem sempre é exigida.


Equipe de Youth Counselors da Norwegian Cruise Line

PRÓS:

Em um ambiente de trabalho ativo, todos os dias são diferentes e situações engraçadas ocorrem com frequência.

Você vai:

  • Se divertir.
  • Ter pouco contato com adultos.
  • Opção de trabalhar temporariamente.
  • Trabalhar em equipe.

CONTRAS:

Lidar com situações complicadas praticamente todos os dias, crianças com deficiência e também com vômitos, troca de fraldas e muita choradeira.

Você vai:

  • Trabalhar até a madrugada.
  • Aguentar choro e birra.
  • Aturar parentes descasos.
  • Apresentar shows e festas.
  • Trabalhar sob pressão.

Ballon making
Rumble in the Jungle

Muitos pensam que neste trabalho basta dar uma bola ou um videogame e deixar as crianças se divertirem sozinhas. Muito pelo contrário, a maioria das companhias de cruzeiros oferece um programa ATIVO, isto é, com pouco ou nenhum contato com jogos eletrônicos.

Ainda, vale a pena citar que em algumas companhias, é necessário trocar fraldas de crianças (Carnival), e em outras este contato é totalmente evitado (Disney).

Três habilidades que fazem diferença na hora do processo seletivo são à prática de esportes, conhecimento de técnicas circenses (malabares, pernas de pau, fazer balões de animais) e também facepaint, que é a pintura do rosto e pele com tintas especiais.


Cada empresa possui um modelo de programa diferente, porém com vários pontos semelhantes. Um exemplo disso é que YCs da Carnival precisam possuir menos de 1,70cm por que os mesmos se vestem em fantasias com limite de altura, coisa que não acontece na NCL, pois os YCs precisam levar as próprias fantasias e isso é obrigatório, vindo até a causar demissões. Outro exemplo que acontece somente na Disney, Youth Counselors possuem um programa mais passivo, com oferta de videogames abrangente, onde as crianças podem rotacionar dentre “estações” onde um ou dois tutores realizam uma atividade.

Na Royal Caribbean, é feito uma programação com jogos que vão estar sendo feitos no clube das crianças em tal horário e é distribuído em folhetos no primeiro dia do cruzeiro ou no ato da inscrição, tornando o trabalho enjoativo por ser repetido todos os cruzeiros. Já na NCL, apenas um tema é divulgado e cabe aos próprios Youth Counselors criarem seus jogos. Para isso, precisam memorizar manuais que são atualizados todos os anos com novas atividades. Um desses manuais está sendo traduzido e formatado pela equipe do site e será disponibilizado em breve.

Ser formado em Pedagogia, Pediatria ou Psicologia é um bônus, porém não é uma formação requerida pelas companhias. Ensino superior completo é obrigatório, em qualquer área. Outro curso obrigatório é o curso de Primeiros Socorros e Primeiros Socorros Pediátrico com Ressuscitação / AED. No Brasil, você pode realizar este treinamento através da Cruz Vermelha ou online pela empresa ICPRI.


SALÁRIOS:

Confira aqui uma relação de quanto é o salário apresentado no contrato em cada companhia, sem acrescentar comissões e eventuais gorjetas. Não possuímos informações das empresas não listadas na tabela.

MSC

$900

POR MÊS

COSTA

$900

POR MÊS

Pullmantur

$1.000

POR MÊS

NCL

$1.500

POR MÊS

Carnival

$1.600

POR MÊS

AIDA

$1.700

POR MÊS

P&O

$1.700

POR MÊS

ROYAL

$1.800

POR MÊS

DISNEY

$1.800

POR MÊS
Aumento de salário na Norwegian Cruise Line:
Youth Counselors recebem uma bonificação no segundo, quarto e oitavo contratos, aumentando o salário para até 1.950 dólares por mês.
SEASONAL YOUTH COUNSELOR – Trabalho temporário
Seasonals são Youth Counselors que desempenham as mesmas funções, porém são contratados por um período de até 12 semanas e recebem geralmente metade do salário normal. Estes tripulantes só embarcam nos meses de Novembro-Janeiro, Março-Abril e Maio-Julho.

PERGUNTAS FREQUENTES:

O Background Check é realizado por uma empresa legal no Brasil, que visa buscar quaisquer atribuições negativas ao seu nome como ofensas na polícia, vistos negados, dívidas em bancos, processos de deportação e principalmente listas de ofensas, como atentados ao pudor. Este background check é requisitado pelas companhias e é obrigatório, mas o candidato deve assinar um termo autorizando o início do processo. Em geral, demora-se uma semana para ser concluído e o candidato não têm acesso aos dados colhidos.
Vai depender da sua companhia. Em geral, artigos decorativos como balões e pinturas para a pele são fornecidos pela empresa, assim como algumas fantasias. Para a companhia Norwegian Cruise Line, separamos uma lista de como preparar sua mala.
As companhias provêm as fantasias que você utilizará para tirar fotos, passear pelo navio durante eventos especiais. Para as atividades dentro dos clubes, é necessário levar a sua própria fantasia.
Sim! Youth Counselors só perdem em tempo livre para operadores do Gift Shop. Durante as paradas em portos, há uma rotação em quase todas as companhias para que alguns trabalhem enquanto outros possuam o tempo livre para aproveitarem como quiserem. Quem ficar no navio trabalhando, geralmente é recompensado com uma noite de folga para ir jantar, assistir um show, dormir mais, etc.
Os temas obrigatórios para serem utilizadas fantasias estão escrito em vermelho. Os outros temas não são obrigatórios o uso de fantasias, porém o uso é encorajado. Temas não listados na lista são diferentes em cada navio.

  • Pirate Night
  • Dinosaurs
  • Rumble in the Jungle
  • Survivor
  • Ocean Adventures / Officer Snook
  • White Party / Glow Party
  • Super Sports / Sports
  • Superheroes
  • Spy
  • PJ / Pajama Night
  • Hollywood
  • Fairy Tales
  • Circus

Para começar, muitas vezes você terá que realizar duas ou três entrevistas, pois a primeira/segunda é feita com um recrutador geral e a segunda/terceira é com um especialista ou supervisor do departamento. Não se preocupe, se você não se lembrar de algo, porém tente não enrolar nas respostas pois para esta posição é preciso bastante conhecimento. Aqui vão algumas perguntas para você trabalhar em cima:

– Tell me a little about yourself as a Counselor:
– Do you have any qualification to work with kids?
– How do you deal with a teenager with ADHD?

– What’s your favorite age group and why?
– What do you do if you encounter a children that’s crying? What if she doesn’t stop?
– How do you approach a parent to complain about a children behavior?
– Describe a Good situation to be around kids and a Bad situation.
– Do you have experience hosting parties, making balloon animals or with circus skills?
– Do you know how to facepaint? What do you have to care most?
– Tell me what’s your game plan for a 2 hour program filled with activities for kids between 10 and 12 years old.
– What’s the best practice when allowing kids to play videogames?
– Describe the operation of an AED device.
– What’s the best practice for dealing with kids with a bad mouth?


GALERIA DE FOTOS:


Se você tem fotos trabalhando nesta posição e quer ver ela disponibilizada aqui, mande pra gente em contato@shiplife.com.br e não se esqueça de informar a posição e também a companhia em que foi tirada.