Website logo
Exame Médico

Onde e quando realizar os exames médicos

Após realizar as entrevistas para a sua posição conosco e com a companhia, e somente após receber uma resposta positiva é que será então necessário realizar uma bateria de exames laboratoriais e consultas médicas para poder embarcar. Não faça os exames médicos antes pois a validade dos mesmos expira em poucos meses e ainda, caso você queira mudar de companhia, não conseguirá utilizar os mesmos exames já feitos.

Você receberá todos os detalhes na nossa comunicação por email ou WhatsApp. Eles devem ser feitos obrigatoriamente na empresa que a companhia determina e não podem ser feitos através de convênio médico ou pelo Sistema Único de Sáude (SUS).

É também importante citar que as empresas médicas respeitam as informações sigilosas entre o candidato, o laboratório e o departamento médico da companhia. Em algumas situações poderemos ter que avaliar a situação e prestar auxílio no sentido de orientar o candidato com relação a algum exame alterado ou com resultados acima dos limites.

Os valores flutuam bastante de acordo com situações pré-determinadas como por exemplo a posição, companhia e/ou idade e/ou sexo do candidato. O exame médico admissional deve ser atualizado a cada dois anos, e o investimento varia, como já citado, entre R$ 690,00 a até R$ 1.800,00.

Deve-se levar também em consideração que algumas empresas ressarcem o candidato pelos exames médicos, porém infelizmente não é o caso da grande maioria.

Doenças e deficiências:

É importante mencionar antes mesmo de início do processo seletivo que se você tiver um histórico ou registro de tal deficiência ou condição médica, o seu embarque será muito provavelmente negado e você perderá todo o dinheiro investido. Por isto, leia com atenção as informações abaixo.

As deficiências incluem, mas não estão limitadas a:

  • Autismo;
  • Distúrbio autoimune, por exemplo, lúpus, fibromialgia, artrite reumatóide ou HIV/AIDS (exceto quando a carga viral é indetectável, sendo necessário o laudo médico de um especialista);
  • Cegueira ou baixa visão;
  • Câncer;
  • Doença cardiovascular ou cardíaca;
  • Doença celíaca;
  • Paralisia cerebral;
  • Surdos ou com deficiência auditiva;
  • Depressão ou ansiedade;
  • Diabetes;
  • Epilepsia;
  • Distúrbios gastrointestinais, por exemplo, doença de Crohn ou síndrome do intestino irritável;
  • Deficiência intelectual;
  • Membros ausentes ou membros parcialmente ausentes;
  • Condição do sistema nervoso, por exemplo, enxaqueca, doença de Parkinson ou esclerose múltipla (EM);
  • Condições psiquiátricas, por exemplo, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtorno do estresse pós-traumático (TEPT), ou depressão profunda.

Uso de substâncias ilícitas:

O uso e abuso das substâncias abaixo também são grandes causas de reprovamento imediato de diversos candidatos. E incluem porém não estão limitados a:

  • Maconha e derivados (Skunk, Haxixe etc);
  • Cocaína e derivados (Crack, Merla etc);
  • Anfetaminas (Mazindol – Absten plus, Fagolipo e Moderamin; distinguindo o consumo como droga do consumo terapêutico);
  • Manfetaminas (Speed, Ice, Pervitin etc);
  • Ecstasy (MDMA, MDA, EVE e MDE);

Tais substâncias permanecem por semanas no corpo do usuário e podem ser detectados mesmo depois de meses após o último uso.

Onde realizar os exames?

Como citado anteriormente, não faça os exames sem os mesmos terem sido solicitados por nós ou pela empresa.

No Brasil, existem duas principais empresas que operam em convênio com clinicas regionais e ambas prestam serviços para uma gama de empresas de cruzeiros e iates. É muito provável que durante o seu processo seletivo você será indicado para uma delas, de acordo com as especificações da empresa do seu processo.

Premedical Care – Atende empresas como a Norwegian Cruise Line, Costa Cruzeiros, Disney Cruise Line, TUI e MSC Cruzeiros, dentre outras. Possui cobertura nas cidades de: São Paulo, Rio de Janeiro, Santos, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Fortaleza e Salvador.

Sampletrip – Atende empresas como a Cunard Line, Carnival Cruise Line, Margaritaville, Crystal Cruises, Holland America, Disney Cruise Line, Royal Caribbean, Ponant, Seabourn, Silversea, dentre outras. Possui cobertura nas cidades de: São Paulo, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Santos.

ENG1 (Certificado Norueguês):

Algumas empresas e terceirizadas podem solicitar o ENG1, também conhecido como Certificado Norueguês. É um exame mais completo e o  valor investido é muito mais alto do que o normal. Para tal, existem poucos serviços no Brasil que de fato são autorizados para tal.

Sampletrip – Para este exame, é necessário atendimento presencial exclusivamente feito na matriz em São Paulo.

Meyer Serviços Médicos – Com atendimento exclusivo em Santos.

Policlínica Macaé – Já mencionado no nome, empresa que realiza o exame em Macaé, Rio de Janeiro.

RMAG – Clínica localizada na zona sul do Rio de Janeiro.

A Agência SHIPLIFE está aqui para ajudar a todos, inclusive aqueles candidatos que não estão em processo seletivo conosco. A nossa premissa é ajudar pessoas à conquistarem uma vaga de trabalho internacional e por assim conseguir adquirir estabilidade financeira, experiência de carreira, viajar o mundo e consequentemente realizar seus sonhos.

Somos uma empresa séria e registrada. Venha conhecer um pouco mais sobre nós e acompanhe as nossas redes sociais!

Nós utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar o seu acesso, você concorda automaticamente com o uso de cookies.

Entrar

Cadastre-se

Esqueceu a senha?

Compartilhar